A Raça

Origem:

Pertencentes das raças asiáticas-africanas, sendo originaria por volta de 1860 de cabras tipos nubiana do vale do alto nilo, da região de nubia, na atualidade sudão. foram obtidas por meios de cruzamentos com cabras comuns da inglaterra predominantemente, azaraibe e a chitral após intenso processo de selação com base na dupla aptidão, leite e carne.

A raça foi introduzida no brasil por volta de 1932, e é no nordeste do brasil que se tem o maior plantel.

Aptidão:

Mista de leite e carne, com média de lactação de 3/kg/dia, num perído de 7 meses de produção.

Os cabritos vão ao abate aos 5 meses com média de 25 kilos.

Características:

Animais de pelos curtos e finos, podendo variar de preto ao branco, em todas as tonalidades, ou manchada, por vezes sem predominância de qualquer das cores. as cores catanhos-escuras e vermelhas tambem são comuns. são animais robustos e de porte grande.

Caracteríticas fenotípicas:

Orelhas grandes, caidas junto a cabeça indo até o focinho, com pavilhão interno voltado para a face e as extremidades dirigidas para frente. olhos grandes e brilhantes. a cabeça da cabra é mais fina e oblíqua que a do bode. raça que se elege descornar. machos e fêmeas podem apresentar barbelas pequenas, a cernelha não é alta, costelas compridas e bem arqueadas, peito não muito largo, linha de dorso-lombar com tendencia a subir em direção a garupa, que, por sua vez, é ampla e inclinada. a ossatura e musculatura são fortes, membros longos, fortes, e bem aprumados, cascos fortes e com coloração de acordo com a pelagem escura. o úbere é grande flexível, com as duas metades iguais bem inseridos, com fortes ligamentos, com tetas bem colocadas direcionadas para frente e com veias mamarias grandes e tortuosas.

Os testiculos preferencialmente com circunferencia entre 24 a 33 cm, o mais assimétrico possivél sem passar dos jarretes.

Novidades por e-mail
2001 - 2019 - todos os direitos reservados
Produzido por